terça-feira, 5 de abril de 2011

ATIVIDADE PARA O 9° ANO C - TEXTO 01 !!!

leia o texto abaixo com atenção!

Homem X Meio Ambiente – Uma reflexão

18 de maio de 2010 / Por: Giovanni BioVerde





fonte: http://vivoverde.com.br/homem-x-meio-ambiente-uma-reflexao/

Nos últimos séculos a população humana só tem aumentado, e numa proporção ainda maior, tem aumentado de forma impressionante a nossa tecnologia, que nos disponibiliza inúmeras ferramentas, tornando-nos capazes de alterar tudo à nossa volta.No mesmo ritmo frenético em que a tecnologia avança, temos visto o desaparecimento de plantas, animais e seus habitats. As florestas tropicais, as savanas, os campos e as áreas de bosques estão sendo eliminadas; os brejos e pântanos estão sendo drenados e aterrados; os rios, córregos e riachos têm sido canalizados e bloqueados por represas. É cada vez maior o número de áreas aradas e cultivadas para produzir cereais e outros produtos. Além, é claro, de todas as imensas áreas que têm sido usadas para a pecuária intensiva.
Cada uma dessas alterações modifica as condições primordiais para a sobrevivência de plantas e animais silvestres. O aumento da taxa de extinção de espécies de aves e mamíferos apresenta uma relação positiva com a curva de crescimento populacional humano dos últimos três séculos. O número de espécies raras, ameaçadas ou em perigo de extinção é cada vez maior.
Quando paramos para ver tudo isso, chegamos a ficar desanimados com o poder destrutivo que o ser humano possui. Mas vale lembrar que nem tudo está perdido, pois existe também uma parcela de nossa sociedade que está preocupada em contribuir positivamente para evitar que todos esses danos se agravem ainda mais.
Hoje, os governos de diversos países, com apoio de inúmeras instituições não governamentais e com a colaboração de cidadãos comuns têm feito a diferença em muitos aspectos.
É cada vez maior a criação de áreas protegidas (como por exemplo, Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos), que são uma tentativa de conservar ambientes naturais por seu valor biológico, científico, econômico e estético. Essa prática está difundida, principalmente, em países desenvolvidos, mas também está se tornando bem comum em países em desenvolvimento, onde restam muitas áreas conservadas ou pouco impactadas, como é o caso do Brasil.
As sociedades urbanas e industriais estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade de reduzir, reciclar e reutilizar o lixo, pois assim podemos prolongar mais a disponibilidade de muitos recursos naturais não renováveis (especialmente o petróleo, o gás natural e alguns minerais) para as próximas gerações. Está cada vez mais claro para todos que o ecossistema humano (em particular o urbano-industrial) tem que alcançar um equilíbrio, onde o balanço entre o que entra e o que sai das cidades deve ser baseado em fontes renováveis. A busca crescente por fontes alternativas de energia renovável (i.e. energia eólica e solar) é um exemplo claro de nossa preocupação com o futuro do planeta.
Os debates recentes com ampla participação popular, em torno das mudanças climáticas, têm mostrado que os cidadãos estão mais conscientes sobre a necessidade do engajamento de todos na construção de cenários mais favoráveis.
Muitas pessoas vêem essa mobilização como algo funesto e que não trará resultados. Tais pessoas acham que não há mais como frearmos a destruição iminente de nosso planeta. Mas, eu quero estar sempre entre os mais otimistas, pois acredito que tais ações (por mais pequenas e singelas que pareçam!!!) são importantes para a construção de um futuro promissor.
Por mais pessimista que sejam as opiniões à minha volta, não quero desanimar nunca. Não pretendo cruzar os braços, pois acredito que juntos podemos fazer a diferença. Trabalhando unidos podemos fazer a diferença, construindo um mundo melhor !!!

De acordo com o texto faça um comentário ( no link postar comentários), sobre em qual contexto o artigo acima está inserido: Meio Ambiente ou Ambiente? Preservação ou conservação? Justifique sua opinião?

23 comentários:

Unknown disse...

na minha opinião ele esta falando de meio ambiente pois é o onde todos nos vivemos e também esta falando sobre a conservação pois ele falo sobre as areas protegidas

Unknown disse...

com relação ao meio ambiente está ligada a questão que o homem vai interferir no espaçõ geografico provocando destruições i ao meio ambiente por ser a natureza a vitima dessas destruições.
ah preservação o texto se relaciona com algumas atitudes do ser humano na limpeza da natureza uma certa preocupação com relação a isso.

Unknown disse...

eu entendi que a algumas pessas estão destruindo o nosso planeta como por exemplo a poluição, e destruição de florestas para criação de habitates para si propio mas tambem existe pessoas que querem ajudar o nosso planeta com pequenos gestos e os pequenos gestos ajudarão salvar o nossa casa o planeta.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
afonso leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
afonso leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
afonso leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LOL disse...

bom eu acho que esta falando sombre meio ambiente pois inseri nos todos.
e tambem fala sobre preservaçao por causa da expansao do homen e etc.
o ser humano esta procurando areas que com o tempo nosa vamos nos prejudicar.

afonso leite disse...

É aquela coisa que muitas empresas estão procurando obter lucro com o uso d coisas naturais e não estão se preocupando em fazer um tipo de "vai e volta" nas florestas etc. Mas agora existem projetos para fazer essa preservação mas ainda não é toda uma sociedade que acredita nisso, mas de pouco em pouco toda a sociedade estará fazendo essa preservação!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reynnan disse...

Meio ambiente porquê o homem está destruindo as florestas tropicais, os campos para construir indústrias, prédios, casas e cidades.
Conservação, pois o texto fala sobre as áreas conservadas áreas que estão sendo protegidas para evitar mais desmatamento que o homem fez.

lekaa disse...

Na minha opnião ele esta falando de meio ambiente pois o homem esta degradando nosso meio ambiente, graças a tecnologia ,e ambas as partes preservação e conservação porque varias areas estao sendo protegidas para nao serem degradadas e varias areas estao sendo conservadas para nao ser degradadas.

jeremias disse...

na minha opinião ele fala do ambiente e também do meio ambiente, pois o homem está mudando o ambiente, assim destruindo a fauna e a flora, colocando em extinção animais que achávamos que já estavam salvos. mas a mudança do ambiente pode causar mudanças em nosso meio ambiente, como as tisunames.
ela trata da conservação e da preservação.
preservação, pois ele está tentando deixar florestas que precisam de ajuda (maioria) do jeito que era, mas tambem trata da conservação, tenta conscientizar as pessoas para conservar, deixar as florestas como estão, mantendo bonitas como sempre foram, antes da ação do homem.

Unknown disse...

Realmente o ser humano tem modificado bastante o meio onde vive e muitas vezes procuram achar maneiras pra evitar isso mas é muito dificil voltar atras e evitar o que aconteceu que aconteça novamente no futuro.

Ysla Nayara (: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ysla Nayara (: disse...

esse texto é com relação ao MEIO-AMBIENTE, pois é todo o espaço geográfico , ou seja , modificado pelo homem, causando destruições ao meio em que vivemos e a extinção de animais de epécies raras . PRESERVAÇÃO , pois tem alguma parte da população que se preocupam e contribuem para que isso não agrave mais .

O amor não tem tamanho disse...

Bom,eu acho que está falando do MEIO AMBIENTE,porque está relacionado com o que vem acontecendo nas florestas, matas,
os rios OBIVEL com ajuda do "ser humano" . E está falando de conservação pois fala sobre as áreas já protegidas

geral.blog disse...

Pelo que entendi, o texto está tratando de um assunto que vemos constantemente que é:MEIO-AMBIENTE;a destruição das matas,das reservas,poluição e expansão das áreas urbanas.E que o jeito é preservarmos, por que preservar e não conservar?
Porque o local já foi mexido,já foi devastado, então agora o jeito é cuidar do que ainda resta. :(

Katarine L. disse...

Esse texto esta se referindo ao meio ambiente e a preservação,pois mostra as ações do homem na natureza e também que essas ações trazem consequências para a ambiente e que devemos cuidar desses lugares desvastados.

Katarine L. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Keel Aguiar disse...

Pelo o que eu entendi esse texto esta falando do meio ambiente pois esta falando sobre onde moramos onde vivemos esta falando sobre a preservação pois temos a preocupação de cuida do que foi destruído.

Anajara.Moraais(: disse...

Bom, o texto fala sobre o Meio Ambiente pois ele aborda o meio em que vivemos, a poluição, e a tecnologia e as ferramentas oferecida por ela; Com relação a opinião do autor eu concordo plena mente com ele, que não devemos ficar de braços cruzados enquanto áreas são degradadas e o planeta vai sendo destruído; Por mais que você ache que não vai adiantar apenas jogar um papel de doce no lixo, porque muitas pessoas não jogam, você tem que fazer pelo menos a sua parte;
O texto também aborda o ato de Conservação, que é o ato de manter,zelar por um local não degradado. Ainda bem que as pessoas estão se conscientizando e começando a se preocupar em utilizar as fontes renováveis. Como o Professor Heleno comentou em sala, acredito que mesmo que seja pequeno nosso atos ainda conseguiremos mudar, ou até salvar o futuro do planeta. E como diz o autor do texto: "Trabalhando unidos podemos fazer a diferença, construindo um mundo melhor !!!"

Unknown disse...

O texto está relacionado a meio ambiente e preservação; meio ambiente porque fala do espaço em que nós seres humanos estamos inseridos e que modificamos, e em relação a preservação porque fala sobre cuidar de algo que já está de certa forma "destruído", ou seja, fala em cuidarmos de algo que já foi danificado tentando reparar os danos.


PS: FOI MAL PELA DEMORA ! QUER DIZER FOI PÉSSIMO ! SORRY :]