segunda-feira, 4 de abril de 2011

Atenção - TEXTO 02 - 8°ano A, B, E

Leia o texto abaixo com atenção e responda:

Deslizamento
Conheça o desastre
Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.

Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.

Há que considerar três fatores de influência na ocorrência dos deslizamentos:

Tipo de solo - sua constituição, granulometria e nível de coesão;
Declividade da encosta - cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;
Água de embebição - que contribui para aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.

A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas.
Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão embaixo.

Os escorregamentos em áreas de encostas ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais agravados pela ocupação e ação humana.

A distribuição geográfica de escorregamentos no Brasil vem afetando mais os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe,
Alagoas e Pernambuco.


Faça seu comentário no link do blog referente a comentários, relacionando as causas dos deslizamentos principalmente nas cidades próximas do litoral. Não esqueça de colocar seu nome completo turma e ano (série).

Atenciosamente,

Professor Heleno Macedo.

53 comentários:

fernandapatricinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fernandapatricinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
inessa dantas disse...

Ana Inessa Pereira Dantas,8B
O texto apresenta que os deslizamentos nas encostas e morros vem ocorrendo com muita freqüência,tudo isso devido ao crescimento desordenado das cidades e
apresenta também 3 tipos de influencia na ocorrência do deslizamentos,que é muito importante saber.

Leticia disse...

Leticia Raquel Santos Lima - 8ºA
Bom, acho que isso ocorre por causa de nós mesmo, pois não sabemos presevar o que tem de mais perigoso, nesse caso, o deslisamento de terra, onde há pontos de princinpais dificuldades de lidar com isso.

fernandapatricinha disse...

isso ocorre porque distruimos o planeta e isso vem ocorrendo com muita frequencia esse texto é bem interessante e ocorrido poro crescimento desordenados das cidades
maria fernada 8 b

Unknown disse...

Evelyn Aparecida 8°ano B

Pelo que eu entendi esse fenômeno denominado como "Deslizamensto" veem ocorrendo com uma grande frequancia nesses ultimos anos. e vem destruindo muitas casas e familias esse fenomeno ocorre intensamente na epoca de chuva.

Matheus disse...

Matheus Prazeres Dos Santos
Serie : 8º Ano B

Bom ,Os deslizamentos de terra ocorrem em Mais , Epocas de Chuva , Deixando varias Familias Desabrigadas , As Cidades vao invadindo Cada Vez Mais Morros e Areas Florestais e Isso e Um Dos Fatores Que Vem Se Alastrano Deixando Pessoas Desabrigadas e Mortas .

Dieguinho disse...

Diego Santos Santana
Série: 8°E

Isso acontece, não só pela ação da natureza, mas também ocorre pela falta de consciência de algumas pessoas que acham que se construírem alguma coisa nesse local, elas acham que nada irá acontecer com elas, mas elas estão muito enganadas, pois,quando acontece algum desastre causado pela natureza, elas ficam falando que foi por causa do governo, mas o governo não tem nada a ver, por que elas contraíram as coisas delas lá por que quiseram então elas não tem que ficarem culpando outras pessoas que não tem nada a ver.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ADOREI O TEXTO !!!
O TEXTO QUER NOS MOSTRAR O ESTRAGO QUE O SER HUMANO ESTA CAUSADO NO MUNDO.

. mαriαluizα ∞ disse...

Maria Luiza 8º E
É realmente a erosão está muito presente no nosso cotidiano, pois muitas pessoas não tem onde morar, e acabam invadindo essas encostas de moros, quando chove ocorre o deslizamento de terra e muitas pessoas acabam morrendo, essa é a triste realidade.

@Niallelf_ disse...

Vivian Reis - 8°Ano A

O Texto Refere-se a deslizamentos nas rochas causadas também pela chuva, Isso vem causando vários estragos e até fazer estragos em casas e arruinando vidas .
^^

aline disse...

Aline Marques Pinheiro 8° A

O texto mostra o quanto a ação antrópica está devastando cada vez mais, causando deslizamento de encostas e morros, pondo em risco a vida de pessoas que moram próximos a estes locais!!!

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Ana Márcia Souza dos Santos - 8º B

Os deslizamento de terra é muito comum aqui no Brasil, muitas pessoas morrem por construir casas em morros, ou coisas do
tipo. Acontece isso principalmente no período de chuva , a água infiltra na Terra e acontece o deslizamento. Como esse local é muito habitado principalmente por pessoas carentes o governo do país deve resolver isso, porque muitas das vezes só tomam providencias depois que o corre os deslizamento e acaba resultando em morte de muita gente.

Gabriella Livi disse...

Gabriella de Jesus Santos Livi 8°A..
Eu acho que esses deslizamentos acontecem frequentemente porque nós não sabemos prezevar nossa natureza.
Poruqe se soubessimos esses deslizamentos não estariam acontecendo e muitas pessoas naum estariam hoje passando nessecidade ou morando em instituições de sem terras. muitas vezes nos fazemos coisa sem pessar e porque não penssar duas vezes antes de poluir ou pesar no mal que oque nós fazemos vai trazer para nós mesmos.
O mundo que causa esees deslizamentos de terra!

Futuristic disse...

Matheus Nascimento - 8ºB
Entendi que o deslizamento vem acontecendo com mais freqüencia,pois as famílias mais carentes usam areas de morros e encostas para construirem as suas casas . Acho que o governo tem que tomar providências a isso , porque podem destruir a natureza , possibilitando que muitos seres morram e até mesmo pode acontecer tragédias e várias pessoas se prejudicarem ou perder a vida .

vini disse...

Vinicius Hermes 8:A
O texto fala sobre os deslizamentos estão acontecendo com muita freguencia por causa de desornamentos de cidades, e isso fica mais entenso no periodo das chuvas.

edivan felipe disse...

edivan 8b
O texto apresenta que os deslizamentos nas encostas e morros vem ocorrendo com muita freqüência,tudo isso devido ao crescimento desordenado das cidades.As Cidades vao invadindo Cada Vez Mais Morros e Areas Florestais e Isso e Um Dos Fatores Que Vem Se Alastrano Deixando Pessoas Desabrigadas e Mortas .

ricardinho disse...

O texto apresenta que os deslizamentos nas encostas e morros vem ocorrendo com muita freqüência
aspessoas ficam destuindo a naturesa nisso ele devouve

●๋•ソυяソ●๋• disse...

icaro gonçalves 8 A
o texto refere-se aos deslizamentos ocorrido por causa do cresçimento desordenado da populaçao que esta construindo suas moradias em lugares de terreno inadequando e precario isso ocorre quando o governo naum toma providencia sociais e isso aconteçe tabem por causa da poluiçao e as chuvas de grande porte q causa deslizamento de rochas e outros tipos de materiais encontrados no meio ambiente

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OI
MALVINA BEZERRA 8A
O texto mostra a realidade de muitos estados BRASILEIROS que passam por chuvas rigorosas e alem de causar esses desabamentos hainda levam consigo arvores, lixos , sofrimento etc e que acaba prejudicando a populaçao que ali abita fazendo com que percam todos seus bens como:casas moveis roupas etc,COMO O Q aconteceu a pouco tempo no RIO DE JANEIRO e para preveni essas trajedias devemos principalmente PRESEVAR O MEIO AMBIENTE e nao fazermos contruçoes perto de MORROS BARRANCOS , devemos PLANTA ARVORES PARA QUE ELAS POSSAM IMPEDIR A APASSAGEM DAS TERRAS e n devemos fazer construncoes LUGARES DE RISCO.

PROFESSOR SEUS TEXTOS ESTAM CADA VEZ MELHO E MAIS RICOS EM APRENDIZADO porque eu mesmo NAO sabia que acontecia tudo isso em um so DESABAMENTO .
BEIJOS
MBR

gabriel disse...

GBARIEL 8°A, OS DESLIZAMENTOS VEM OCORRENDO DEVIDO A HABITAÇAO DESORDENADA, POIS O NUMERO DE HABITANTES NAS CIDADES GRANDES AUMENTAM. ENTÃO QUANDO OCORRE UMA CHUVA CAUSA TRAGÉDIAS.

Andrezza disse...

Andrezza Werônica Santos 8º ano
Na minha opnião os deslizamentos so acontece por causa das chuvas e por causa de noz mesmos por poluir o meio ambiente.

Unknown disse...

Larissa Pinheiro Santos
8A
O texto quer mostrar que os deslizamentos estao ocorrendo cada vez mais destruidores devido a tanta poluiçao e destruiçao,e que os deslizamentos acontecem geralmente em tempos de chuvas.

natalhia karollaine disse...

Natalhia karollaine 8ºA

O texto se refere que os deslizamentos nas encostas e morros vem ocorrendo com muita freqüência e destruindo muitas casas e familias por causa da chuva,devido a população poluir o meio ambiente.

martony disse...

martony marcos -8b.
O texto representado fala que os deslizamentos nos morros ocorre com muita frequência nesses utimos anos.Destruindo varias casas e matando varias familias

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Daniel Pinheiro Pinto 8ªA

Os deslizamentos acontecem por causa das chuvas e tambem por conta de gente que procura sempre desmatar pra construi coisas novas em lugares precarios, sem infraestrutura, por falta do governo que naum liga para issu e so vem perceber depois que os deslizamentos acontcem e causam mortes!

Celso disse...

Celso de Matos Neto
8ºano-B

Minha opinião:

O texto serve como alarme pois para mim a parte principal do texto é o crescimento desordenado das cidades que acabam construindo edificações em áreas de risco ocasionando os deslizamentos e tantas destruições.
Mas vale lembrar das encostas, que também são um perigo.

@malû & @amanda disse...

Aluno: Amanda Bastos
Serie: 8ºE

O texto quer dizer que os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com muita freqüência nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.

Katilly  Wincheester     (L       disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Katilly  Wincheester     (L       disse...

Bem, eu entendi que os deslizamentos de Terra ocorrem por falta de moradia e aumento da população que acabam sem ter onde se estabelecer e ficam em lugares de grande perigo principalmente nos períodos de chuvas intensas e prolongadas arriscando a sua moradia ficando nos lugares onde há risco de deslizamneto .

Unknown disse...

FRANCY HELEN MARIA NACSIMENTO SOUZA .8 ANO 'A':
O TEXTO RELATA A GRANDE QUANTIDADE DE DESLIZAMENTOS QUE VEM OCORRENDO DEVIDO AO CRESCIMENTO INRREGULAR DAS CIDADES,CAUSANDO O CAOS , ONDE SE DEVEVOS CONSERVAR AO MAXIMO.***

vitoria disse...

o texto fala sobre alguns deslizamentos de terra que acontecem muitas vezes por causa da chuva.

vitoria disse...

o texto fala sobre os deslizamentos de terra que acomntecem por muitas vezes por causa da chuva.

Unknown disse...

O texto apresenta que os deslizamentos nas encostas e morros vem ocorrendo com muita frequência, tudo isso devido ao crescimento desordenado das cidades e outras coisas feitas por nós.

Unknown disse...

O texto apresenta que os deslizamentos nas encostas e morros vem ocorrendo com muita frequência, tudo isso devido ao crescimento desordenado das cidades e outras coisas feitas por nós.

Nayane disse...

MARIA NAYANE 8ANO A
O TEXTO RELATA SOBRE OS DESLIZAMENTOS QUE VEM OCORRENDO NOS DIAS DE HOJE,DEVIDO Á ALGUNS MOTIVOS:O CRESCIMENTO DESORDENADO DAS CIDADES,QUE LEVAM AS PESSOAS Á CONSTRUIREM MORADIAS EM ÁREAS DE RISCO,PRÓXIMO A LITORAIS,ONDE O SOLO É INADEQUADO E ETC;SÃO ALGUMAS CAUSAS QUE PROVOCAM OS DESLIZAMENTOS DE TERRA.

desconhecido disse...

Rdrigo 8ºB,eu entendi que Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades

vitoria disse...

o texto fala sobre os deslizamentos que acontecen nas encostas dos morros,montanhas,etc.

vitoria disse...

fala sobre os deslizamentos de terra que acontecen nas encosts dos morro,montanhas,etc

ClArInHaaA disse...

Nome: Clara Angélica Santos Passos
8 ano B

Na minha opinião o texto esta mostrando que os deslizamentos estão sendo causado por não construirmos casas em locais apropriados, porem a maior parte dessas pessoas não tem condições, e isso dificulta. Esses deslizamentos estão sendo causados também por causa da umidade do solo entre outros motivos.

anny nascimento disse...

Kayane 8°B diz: os deslizamento são provocados muitas vezes pelas chuvas e os morros são ocupados por pessoas que as vezes não tem conhecimento sobre isso elas muitas vezes acabam morrendo pela falta de informação do perigo que tendo tendo então as tragédias.

Unknown disse...

josef hamed,8b
o texto apresenta que a poplulaçao vem crescendo a cada ano isso calsa construcao de mais casas , e muitas pessoas constroi casas em sima de morro isso deixa o solo humido e fraco.

aline disse...

Aline Marques Pinheiro 8° ano A

As principais causas dos deslizamentos é a falta de uma política habitacional, as pessoas por não terem onde morar constroem seus "barracos" nas áreas de encostas, e também constantes chuvas que vem do litoral!!!

xerxes disse...

Xerxes Matias Pereira,8b
o texto mostra interesse por deslizamentos de morros.

Laryssa Ketleyn ^^ disse...

o texto demostra as cidades mais afetadas pelas enchentes e etc .
demostra tambem a causa e todo o porque que acontecem os deslisamentos
Laryssa Ketleyn Silva Lima 8 A .

.Andre. disse...

Lucas Santos Samuel, 8°B
O texto fala sobre os problemas dos Deslizamentos de terra e que vem ocorrendo com muita frequencia principalmente nos períodos de chuva, existem 3 fatores que influenciam esse fenomeno

Willams Júnior disse...

Willams Azevedo G. Júnior | 8º A


O Texto apresenta deslizamentos em enconstas de barrancos, causando uma deslização, poderá causar vários acidentes.

Saulo disse...

Nome: Saulo Gabriel Félix
Série: 8º E
Os deslizamentos acontece pela conurbação urbana e a população mais carente invadem essas encostas sabendo do risco que está correndo, mais sendo a unica alternativa de vida para eles já que o governo não disponibiliza moradia para a população. Sendo poucas as chances de morar em um lugar seguro as pessoas correm para encontrar abrigo e acaba se prejudicando pois acabam soterradas, mortas, mas acho que isso é uma alternativa deles mesmos. Não é culpa das chuvas, a chuva apenas faz sua parte na natureza e de alguma forma prejudicando às pessoas. Se as pessoas tivessem consciência e não ousassem a morar em locais de riscos não existiriam os soterramentos como os que vem sendo realizados nos últimos anos.